Curso gratuito
oferecido pelo Ministério da Cultura irá capacitar gestores culturais
Fonte: Ministério da Cultura
Estão abertas as inscrições para o Programa
de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos, oferecido
pelo Ministério da Cultura. O objetivo é oferecer a oportunidade de capacitação
continuada e gratuita para os agentes culturais, sejam eles artistas,
produtores, técnicos, gestores públicos ou administradores de empreendimentos
na área da cultura.
O programa é uma iniciativa das secretarias
de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) e da Economia Criativa (SEC) do
Ministério da Cultura (MinC). Conta, ainda, com a participação da Diretoria de
Direitos Intelectuais (DDI), da Secretaria Executiva do MinC.
O segundo ciclo de capacitação para agentes
culturais é ministrado e certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem
Comercial – SENAC/DF. A novidade em relação à primeira edição do
programa, realizada entre 2009 e 2011, é que foram incluídos conteúdos sobre
economia criativa e gestão de empreendimentos criativos.
O programa foi dividido em quatro etapas,
sendo que as duas primeiras serão ministradas na modalidade de ensino a
distância. Já as oficinas presencias começam a partir da terceira etapa. O
acesso à etapa seguinte é condicionado à aprovação na etapa anterior.
Na primeira etapa serão abordados conceitos
básicos de gestão cultural e a segunda desenvolve os módulos de gestão de
projetos culturais e de planos de negócios para empreendimentos criativos.
As oficinas presenciais, na terceira etapa,
trabalham a prática dos conteúdos ministrados na segunda etapa. As oficinas da
quarta etapa são dirigidas aos alunos que desejarem desenvolver técnicas para o
ensino das habilidades adquiridas durante a formação.
As matrículas para a primeira etapa estão
abertas e podem ser feitas diretamente no site do SENAC/DF. O aluno deverá
escolher apenas um dos polos ao inscrever-se. Todo o curso é gratuito, mas se o
aluno residir em outra localidade, as despesas de locomoção e hospedagem para
as oficinas presencias são de sua responsabilidade.
Aqueles que se inscreverem até o dia 18 de
setembro participam da primeira turma, que inicia as aulas em 23 de setembro.
As inscrições feitas após essa data ficam para a segunda turma, no dia quatro
de novembro. Também está programada uma terceira turma, que deverá começar em
fevereiro de 2014.
(Fiz parte
desse curso em 2010. A melhor parte, com certeza, são as oficinas presenciais.
Minhas aulas foram no Espírito Santo. A oportunidade de conhecer gestores
culturais, entrar em contato com professores e produtores de outros estados já
vale o empenho).
Para efetuar a matrícula, acesse aqui


Nenhum comentário:
Postar um comentário